Mudanças entre as edições de "Manual do Desenvolvedor"

De Grupo Acert
Ir para: navegação, pesquisa
(Regras de Nomeação)
(Regras de Nomeação)
Linha 95: Linha 95:
  
 
== Regras de Nomeação ==
 
== Regras de Nomeação ==
 
4.1Regra Geral pág. 10 até pag. 11 (5.Declaração)
 
  
 
O Java não tem limite para o nome de classes, métodos ou variáveis. Seguem algumas regras a serem adotadas para compor os nomes:
 
O Java não tem limite para o nome de classes, métodos ou variáveis. Seguem algumas regras a serem adotadas para compor os nomes:
  
* Constantes: use sempre letras maiúsculas separando os nomes por underscore. Por exemplo: MAX_VALUE. O nome da constante deve ser claro e sua definição deve pertencer a uma classe cujo objetivo tenha afinidade com a função da constante. Também é utilizada a regra para utilização dos tipos enumerados. <br> Nota: Constantes são variáveis para serem definidas como final e static. Em geral as constantes devem ser utilizadas para representar literais.
+
* '''Constantes:''' use sempre letras maiúsculas separando os nomes por underscore. Por exemplo: MAX_VALUE. O nome da constante deve ser claro e sua definição deve pertencer a uma classe cujo objetivo tenha afinidade com a função da constante. Também é utilizada a regra para utilização dos tipos enumerados. <br> Nota: Constantes são variáveis para serem definidas como final e static. Em geral as constantes devem ser utilizadas para representar literais.
  
* Variáveis privadas e parâmetros: utilize letras minúsculas para o primeiro nome. Os nomes devem estar em português e fazer sentido para a função da variável. Eles serão compostos de tantos nomes quanto forem necessários emendados entre si (sem espaços) e sem utilizar o underscore (_) respeitando um máximo de não mais de 30 caracteres. Não use nomes abreviados. <br> Nota: O nome da variável deve ser totalmente legível.
+
* '''Variáveis privadas e parâmetros:''' utilize letras minúsculas para o primeiro nome. Os nomes devem estar em português e fazer sentido para a função da variável. Eles serão compostos de tantos nomes quanto forem necessários emendados entre si (sem espaços) e sem utilizar o underscore (_) respeitando um máximo de não mais de 30 caracteres. Não use nomes abreviados. <br> Nota: O nome da variável deve ser totalmente legível.
  
* Métodos: use letra minúscula no primeiro nome. Os nomes devem estar em português e fazer sentido para o objetivo do método. Eles serão compostos de tantos nomes quanto forem necessários emendados entre si (sem espaços) e sem utilizar o underscore (_). Não use nomes abreviados. A utilização do português como padrão se excetua na utilização de prefixos já comumente utilizados em programas e que tem um contexto já bem definido como por exemplo:
+
* '''Métodos:''' use letra minúscula no primeiro nome. Os nomes devem estar em português e fazer sentido para o objetivo do método. Eles serão compostos de tantos nomes quanto forem necessários emendados entre si (sem espaços) e sem utilizar o underscore (_). Não use nomes abreviados. A utilização do português como padrão se excetua na utilização de prefixos já comumente utilizados em programas e que tem um contexto já bem definido como por exemplo:
  
  
Linha 126: Linha 124:
  
  
* Classes e interface: use letra maiúscula na primeira letra do nome. Use nomes descritivos. Para interfaces, o nome deve possuir o prefixo I (letra i maíucula)
+
* '''Classes e interface:''' use letra maiúscula na primeira letra do nome. Use nomes descritivos. Para interfaces, o nome deve possuir o prefixo I (letra i maíucula)
  
  
Linha 153: Linha 151:
  
  
* Packages: use letras minúsculas em todos os nomes.
+
* '''Packages:''' use letras minúsculas em todos os nomes.
  
* Outros objetos: os nomes devem estar sempre com todos os caracteres minúsculos.
+
* '''Outros objetos:''' os nomes devem estar sempre com todos os caracteres minúsculos.
  
  

Edição das 09h09min de 29 de setembro de 2011